• Jackeline Moraes

Preconceito linguístico é tema de aula pública na Usina do Gasômetro

Atualizado: Jun 17


O Coletivo Abrigo promoveu uma aula pública sobre preconceito linguístico no Centro Cultural Usina do Gasômetro em Porto Alegre. Com o objetivo de discutir o Impacto do Preconceito Linguístico no Exercício da Fé Cristã, o evento reuniu cerca de 25 pessoas, no dia 27 de agosto. A palestra foi conduzida por Jonathan Zotti da Silva, formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor da rede estadual, e Cristina Alves Barbosa, estudante de Direito pela mesma universidade.

A abertura da aula contou com a apresentação do Abrigo e a provocação sobre a importância de falar do tema no contexto da Igreja. Também foram apontados três conceitos básicos para conversar sobre Preconceito Linguístico: linguagem, língua e norma culta. Os palestrantes explicaram a mitologia do preconceito linguístico, descrita por Marcos Bagno no seu livro Preconceito Linguístico: o que é, como se faz (Edições Loyola). Também foi debatido o processo de tradução e adaptação do texto bíblico, cujos versículos em diferentes versões, esclarecem as diferentes opções políticas que orientaram cada tradução.

Com uma proposta dinâmica, a aula tinha ares de conversa e reuniu considerações dos participantes sobre os temas. Por fim, houve uma reflexão sobre a linguagem comumente encontrada no ambiente eclesiástico, o "evangeliquês". A aula pública finalizou com uma conversa aberta, na qual os presentes puderam contar suas experiências com preconceito linguístico e evangeliquês.

Na chamada para o evento no Facebook, o Abrigo sugeriu a doação de alimentos não perecíveis como entrada. Com bastante adesão do público, foram recebidas 16 doações, que serão revertidas para o projeto social Abraça. O Abrigo também forneceu certificado aos participantes.

Clique aqui para conhecer mais sobre o Abraça e outros projetos do Abrigo.

#Abrigo #ColetivoAbrigo #ComunidadeAbrigo #PortoAlegre #AulaPública #PreconceitoLinguístico #UsinadoGasômetro #MissãoIntegral #Workshop #Oficina #JonathanZotti #CristinaAlves #UFRGS #ABU

0 visualização

FALE CONOSCO

Endereço para correspondências:
Rua Martim Ferreira de Carvalho, 334
Bairro Sarandi - Porto Alegre, RS
CEP 91140-340

©2019 - ABRIGO Coletivo de Educação e Assistência Social