top of page
marielle.png

SOBRE A OBRA

Restaurar Caminhos em Tempos de Violência nas Cidades é um material que contém parte da liturgia usada pela comunidade cristã Abrigo de Porto Alegre /RS em memória da vereadora do PSOL, Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, bem como Matheus Melo, líder de jovens de sua igreja no Rio de Janeiro, morto na mesma semana. Ao lembrar deles estendemos nossas orações à todas e todos os familiares e vítimas da violência, dos abusos e da ganância em nosso país.


A liturgia aconteceu no dia 18 de Março de 2018. O texto principal é de autoria do irmão Ronilso Pacheco, com acréscimos da comunidade cristã Abrigo. O material que reúne também fotos, charges e conteúdo de redes sociais, é um memorial do que aconteceu nos dias posteriores ao assassinato de Marielle Franco, ainda sem solução.

SOBRE MARIELLE

Marielle Francisco da Silva, conhecida como Marielle Franco, (Rio de Janeiro, 27 de julho de 1979 – Rio de Janeiro, 14 de março de 2018), foi uma socióloga e política brasileira. Filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), elegeu-se vereadora do Rio de Janeiro para a Legislatura 2017-2020, durante a eleição municipal de 2016, com a quinta maior votação. Marielle defendia o feminismo, os direitos humanos, e criticava a intervenção federal no Rio de Janeiro e a Polícia Militar, tendo denunciado diversos casos de abuso de autoridade por parte de policiais contra moradores de comunidades carentes. Em 14 de março de 2018, foi assassinada a tiros junto de seu motorista, Anderson Pedro Mathias Gomes, no Estácio, Região Central do Rio de Janeiro.

bottom of page