Perguntas Frequentes

O que é o Coletivo Abrigo?


O Abrigo é uma pastoral de educação e assistência social formada em 2015, na cidade de Porto Alegre. O Abrigo surge para tornar-se parte ativa da cultura, da agenda e do contexto político e social da cidade, a partir de uma perspectiva teológica que comunica a realidade humana e promove um diálogo entre a fé e temas de interesse da cidade, tais como: o combate à violência, o direito a expressão e organização, denúncias sobre as injustiças cometidas pelo Estado, o direito à cidade, os direitos da Terra e dos povos originários, o combate a todo o tipo de preconceito, o resgate da dignidade humana e a proteção e a promoção dos Direitos Humanos.




O Coletivo Abrigo pertence a alguma denominação religiosa?


Nossa pastoral foi fundada por um grupo interdenominacional de cristãos, isso é, pessoas oriundas de diferentes segmentos cristãos e por esta razão não pertencente a nenhuma denominação cristã específica.




A comunidade Abrigo e o Coletivo Abrigo são coisas diferentes?


Compreendemos a missão da Igreja de maneira integral e que a mensagem da nossa fé não está dissociada da nossa responsabilidade sócio-política, especialmente em um contexto de América Latina, marcada por profundas desigualdades sociais. Em 2015 nossa Igreja fundou uma pastoral (ONG), o Coletivo Abrigo, que é o instrumento que dispomos para diminuir as mazelas sociais da nossa cidade. Enquanto comunidade cristã temos uma consciência muito forte da nossa responsabilidade pública, por isso nosso papel como Igreja e ONG muitas vezes se confundem de forma positiva, pois evidencia o envolvimento íntimo de nossa comunidade religiosa no combate a todo o tipo de injustiça, opressão e alienação.




O que é Teologia da Missão Integral?


O Reino dos Céus, conteúdo da fé cristã, não é o Reino do amanhã, mas é o Reino do além, da eternidade que irrompeu na história humana e se fez carne. O transcendente, o sentido de tudo, o Logos se fez presente na história humana. Exatamente por isso tornou-se alcançável, tangível. O esforço da teologia é o de mostrar que esta aparente contradição não trai a racionalidade, mas a aperfeiçoa. A verdadeira teologia é uma tentativa de reflexão que tenta conciliar os paradoxos e aparentes contradições da fé com a racionalidade.

A Teologia da Missão Integral (TMI) é um conceito que vem sendo abraçada por diversas comunidades de fé e que sugere a aplicação dos princípios do Evangelho em todas as áreas da vida. Citando o teólogo anglicano John Stott, o brasileiro Ariovaldo Ramos afirma que a TMI deu origem ao conceito do “evangelho todo, para o homem todo, para todos os homens”, que é “compreendido como o poder de deus para a salvação de todo o que crê, assim como o poder de deus para interferir na estrutura da sociedade, para dar sobrevida à humanidade, pela promoção da justiça”.




Como o Coletivo Abrigo se sustenta financeiramente?


Toda a arrecadação do Abrigo vem de doações voluntárias, de associados ou não, além da venda de produtos como: camisetas, bottons e etc. Atualmente o Abrigo não tem gastos com manutenção predial ou com funcionários, então 100% de tudo o que se arrecada tem como objetivo potencializar nossos projetos sociais e missão.




Onde fica a sede do Coletivo Abrigo?


Atualmente o Coletivo Abrigo está em campanha para a aquisição de uma sede própria. Nossa atuação acontece na Vila Elizabeth, periferia de Porto Alegre, e por nossas atividades estão sendo realizadas na rua, também como forma de ressignificar os espaços públicos da cidade.




Vocês são um albergue ou recebem pessoas em situação de rua?


Apesar do nome, o Abrigo é uma pastoral de educação e não temos estrutura para alojamentos ou para acolher pessoas em situação de rua.




Como posso doar para o Coletivo Abrigo?


Você pode doar diretamente através do site. Basta acessar: www.oabrigo.org.br/doe





Caso você ainda tenha alguma dúvida nos escreva através deste site ou inbox em nossa página do Facebook.